Na sala de reservados encontra-se o espólio pertencente à antiga biblioteca, nomeadamente 1as. edições, edições antigas, edições esgotadas, bem como doações que pela sua rarescência e peculiaridade se encontram separadas do restante espólio.
O seu acesso é restrito, ao contrário das restantes salas, dado que no seu espólio se encontra o Fundo Antigo (livros entre o séc. XVI e 1820), pelo que é necessário para além da identificação, o preenchimento de uma ficha relativa ao documento a consultar, sendo a mesma efectuada num gabinete contíguo a este espaço.
Para além do fundo documental já referido, existem também periódicos do séc. XIX e primeira metade do séc. XX, parte do espólio da antiga biblioteca Calouste Gulbenkian, e doações. Sendo de destacar a mais antiga, a de Monsenhor José de Sousa Vinhós, principal impulsionador (juntamente com Luiz Carlos de Chatillon da Rocha Beça) da criação de uma biblioteca em Penafiel. A oferta do seu espólio, grande parte composto da doação feita pelo seu irmão falecido (Francisco de Sousa Vinhós), constituiu uma parte significativa do fundo documental da biblioteca inaugurada a 6 de Junho de 1917. Neste espaço podem ser consultadas obras sobre o Fundo Local, que pela sua raridade não podem estar em livre acesso, bem como livros sobre, e de, Joaquim de Araújo, José Júlio, Abílio Miranda, Ernesto de Melo, Coriolano de Freitas Beça entre outros penafidelenses ilustres.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência neste website. Clique aqui para consultar a Política de Privacidade e Segurança aceitar e continuar